Todos os donos de iPhone poderão concordar que a bateria dos produtos Apple é um dos maiores motivos de dor de cabeça de possuí-lo, pois deixa a desejar no quesito durabilidade. Os iPhones geralmente possuem as melhores inovações do mercado de celulares, seus recursos e design são muito copiados por outras fabricantes ao redor do mundo, e por isso, o produto se tornou um objeto-desejo de muitas pessoas.

Mas apesar de apresentar as tecnologias mais legais e estar sempre sendo atualizado, o fator da bateria nada durável ainda não foi corrigido nos modelos novos. Por esse motivo, é melhor adaptar-se e tentar sobreviver com a realidade que a Apple oferece, e para conseguir isso, você pode conferir dicas para economizar a bateria tão necessária e rara do seu iPhone, na lista abaixo:

1. Porcentagem de bateria
Antes de tudo, fica mais fácil acompanhar o processo de perda de bateria mudando o ícone de barra para o número de porcentagem, assim você sabe quanto falta até ficar sem energia, e então poderá procurar a tomada mais próxima antes que ele desligue.

Para fazer esta mudança, vá para Configurações > Bateria > Porcentagem da Bateria.

2. Modo de baixo consumo
A partir do sistema do iOS 9, existe um recurso instalado em iPhones que permite deixá-lo em modo de baixo consumo. Ele é responsável por desligar algumas ações que o celular faz automaticamente e que consomem energia, como: busca de e-mails, funções da Siri, atualização de aplicativos em segundo plano, download automático, efeitos visuais, e mais. Ele reduz estas funções temporariamente até que o celular esteja totalmente carregado. Para ativar o modo, vá para Ajustes > Bateria > Modo de baixo consumo.

3. Baixar o volume
Mais motivos para usar fone de ouvido para ouvir qualquer tipo de mídia: usando-os e baixando o volume, reduz o impacto do áudio na duração da bateria. Nas configurações, existe uma parte somente para músicas, e ali você também poderá definir um limite de volume e até desligar o equalizador, que também ajuda na economia.

4. Desativar o iCloud
O iCloud também é uma das ferramentas que age automaticamente e pode ir sugando a energia do celular enquanto faz backup dos dados. Em momentos de economia, e até para escolher quais arquivos realmente valem a pena serem salvos na nuvem, vá para Configurações > Seu nome > iCloud, e desative cada item que você preferir.

5. Desative a “Hey Siri”
Dificilmente você precisará usar a Siri para ações do dia-a-dia, e mesmo que use, saiba que este recurso utiliza bastante energia, então será um alívio para o smartphone se você desligá-lo quando estiver carregando. Em Configurações > Siri e Pesquisa tem um botão para desativar a assistente.

6. Desativar atualizações em segundo plano
As atualizações de aplicativos que acontecem em segundo plano podem, além de ocupar espaço de armazenamento sem que você queira, sugar muita energia em momentos que o dispositivo poderia estar descansando. Talvez você nem precise das atualizações de alguns apps, e não há problema em desativá-los, pois eles ainda irão funcionar da mesma forma quando abertos, e quando não usados, não precisarão da energia.

Nas configurações, vá para Geral e depois em Atualização de aplicativo em segundo plano. Lá, você verá uma lista com cada aplicativo, com o botão de ativa/desativa ao lado.

7. Mudar configuração de chegada de e-mail
Quando as notificações de e-mail novo aparecem em sua tela, a energia está sendo usada, e talvez por isso, seja uma boa ideia trocar o modo de chegada para que você não precise ser notificado cada vez que receber um. Esta dica também serve para e-mails secundários que não são tão importantes. Nas Configurações > Contas e senhas > Buscar novos dados, você poderá encontrar mais duas opções, que são “Buscar” e “Manual”.

Se trocar de “Enviar” para “Buscar”, será permitido escolher um tempo de intervalo para receber os e-mails, como a cada 15 minutos ou a cada meia hora. No modo Manual, os e-mails chegarão somente quando você abrir o aplicativo.

8. Notificações desnecessárias
Assim como dito acima, as notificações também utilizam energia, e existem muitas delas que você não precisa. Para cancelá-las, Vá para Notificações nas Configurações e escolha quais você quer receber e quais não quer. É possível desligar todas as notificações e também a opção que mostra na tela de bloqueio.

9. Desativar downloads automáticos
Há vários tipos de atualizações e downloads automáticos em um iPhone, e desativá-los irá poupar muita energia. Músicas, aplicativos e até o sistema operacional podem começar a se atualizarem a qualquer momento, até os inoportunos. Em Configurações > iTunes e App Store, vá para Usar dados da rede celular e desative esta opção, pois assim, ela só irá começar um download com rede wi-fi.

10. Diminuir o brilho da tela
Um dos itens que mais consome a bateria do celular é o brilho e a luz da tela, e quanto mais forte, mais ela consome. Você pode diminuir a luminosidade por um momento para não perder energia tão rápido. Nas configurações, vá para Exibição e brilho e desligue o “tom verdadeiro”, após, ajuste o brilho para uma configuração mais baixa, mas até onde ainda puder ler.

11. Desligar a vibração
Se você é uma pessoa que não se importa muito com a vibração do celular, desativá-la vai ajudar bastante na economia de bateria. Em momentos que não precisar, como no trabalho, por exemplo, desative esta opção no item relacionado à vibração e sons.

12. Tempo de bloqueio
É possível controlar o tempo em que um iPhone fica ligado depois de parar de usá-lo. Se ajustado para desligar sua tela assim que solto, ele deve economizar bastante. Em Ajustes > Visor e Brilho > Bloqueio Automático, você pode ajustá-lo mais baixo.

13. Desative o AirDrop
Ele não necessita ficar ligado a todo momento, então deslize para abrir o Centro de Controle, e ali você poderá desligá-lo e somente ligar quando precisar de verdade.

14. Pare a localização
A localização em um iPhone ajuda em algumas coisas, porém, é uma ferramenta que utiliza energia com mais rapidez. Se quer desligar a localização de alguns aplicativos, mas prefere deixar a opção para alguns, vá em Configuração > Privacidade > Serviços de localização e escolha quais prefere que não use localização.
Outra boa opção é ir nas Configurações, Privacidade > Serviços de Localização > Sistemas e Serviços e desligar a opção de anúncios da Apple baseados em localização e iPhone Analytics.

15. Desligar o Bluetooth
Você não precisa deixar o Bluetooth ligado se não estiver usando. A função só deve ser realmente ativada no momento em que você precisar dela.

16. Animações desnecessárias
Itens estéticos também drenam a bateria do celular e podem ser inúteis e descartáveis se você preza pela energia em primeiro lugar. Por isso, os papéis de parede que se movimentam e o efeito paralaxe podem ser desativados também. O primeiro pode ser trocado por uma foto ou qualquer imagem estática, é só ir nas Configurações, Papel de parede > Escolha um novo papel de parede.

O segundo pode ser desativado em Configurações > Geral > Acessibilidade e em Reduzir movimento. Caso não saiba o que é este efeito, são imagens animadas por sensores do iPhone, e se movimentam conforme você segura e move o telefone.

17. Downloads com conexão de dados
Não faça downloads com sua rede 3G ou 4G, pois além de sugar a energia do celular, também vai sugar todo seu limite de dados. Nesse contexto, cuide os serviços de streaming de música e filmes, que possuem a opção de baixar conteúdo para tê-lo off-line. O melhor a fazer é usar um Wifi-Fi para baixar qualquer conteúdo, e preferencialmente, o de casa, enquanto conectado ao iTunes.

18. Editar pesquisa
A função Pesquisar do iPhone age por padrão e acaba pesquisando e indexando todos os itens do dispositivo. Existe a opção de filtrar esta pesquisa e deixá-la mais rápida se escolher somente itens relevantes, fato que vai ajudar na economia de energia. Para isso: Configurações > Siri > Pesquisa. Depois é só remover os itens que você prefere não pesquisar.

19. Utilizar Wi-Fi sempre que possível
Como já dito acima, quando houver a possibilidade de se conectar à uma rede Wi-Fi, aproveite. Em casa e no trabalho são locais que geralmente possuem rede sem fio, e esses momentos devem ser usufruídos, sua bateria e limite de dados agradecerão.

Mas lembre-se, em locais públicos que possuírem Wi-Fi, desconecte assim que sair do estabelecimento, pois senão o iPhone irá procurar constantemente por uma nova rede, e esta ação suga bastante da bateria.

20. Ative o modo avião
O modo avião auxilia em muitas coisas, e uma das principais é a bateria. Quando estiver em um lugar que não apresente boa recepção de sinal, ou não tenha, o melhor a fazer é colocar o smartphone em modo avião. Este modo desabilita a rede, que consequentemente, desativa a internet. É importante colocar este modo em momentos de sinal ruim, pois o iPhone ficará procurando sinal e para isso se utiliza muita energia, descarregando com muito mais velocidade.

21. Desativar fuso horário automático
Outro tipo de atualização automática diz respeito ao horário. Em viagens para o exterior ou lugares que possuírem horas distintas, ele procura se atualizar conforme o fuso, e para isso, utiliza os Serviços de Localização. A localização precisa de energia para funcionar, então, se você precisar mais de bateria do que saber as horas no momento, vá para Configurações > Geral > Data e Hora e desative o automático.

22. Saúde da bateria (Beta)
Um recurso foi introduzido em iPhones com o sistema operacional iOS 11.3, chamado Battery Health (Beta), e ele ajuda a cuidar da sua bateria. Suas funções são exibir informações sobre a capacidade máxima de bateria do seu iPhone, e também a capacidade máxima de desempenho, além de avisar quando ela precisa ser substituída.

23. Tenha um carregador portátil
Muitos donos de iPhone resolvem recorrer a um carregador portátil. E se você resolver seguir todas as dicas desta lista e ainda carregar consigo uma bateria extra, ficará bem mais difícil ser deixado na mão pelo seu iPhone. Existem muitos tipos de carregadores portáteis no mercado, e eles são indispensáveis para quando você tiver que passar um longo tempo longe de uma tomada.

24. Atualização do iOS
É aconselhável verificar se seu sistema operacional está atualizado, pois cada nova versão do iOS corrige bugs e melhora o desempenho do aparelho, e às vezes esta ação acaba melhorando a duração da bateria também. Para ver se seu celular está com alguma atualização pendente, vá para Configurações > Geral > Atualização de Software.

25. Teste de bateria
E por último, se nenhuma das ações acima tenha ajudado e você perceber que pode ter algo errado, visite uma loja da Apple, se possível. Lá você poderá solicitar testes de duração prolongada de bateria, e assim você será informado se há realmente um problema ou não.

Fonte : Artigo baseado na lista do Digital Trends.